agências de marketing - B.done

Agências de marketing: conheça os diferentes serviços oferecidos e saiba e como eles podem ajudar a sua marca

Foi-se o tempo em que só havia um tipo de agência no mercado: aquela mais tradicional, focada em formatos como propaganda na TV, rádio e outdoor. Hoje, com as diversas possibilidades trazidas pelo marketing digital, as agências de marketing se especializaram em diferentes estratégias.

Assim, para as empresas que precisam de ajuda para melhorar os resultados de marketing, fica a dúvida: afinal, qual tipo de agência escolher? É melhor escolher um parceiro mais generalista, ou um que foque em uma estratégia?

A resposta para essas questões vai depender das necessidades do seu negócio. Mas, antes, é preciso conhecer quais tipos de agências de marketing existem no mercado, e quais são os serviços oferecidos por cada uma delas. É sobre isso que vamos falar neste artigo!

 

Agências de marketing: conheça os diferentes tipos de serviços
Escolher a agência de marketing certa para a sua marca pode fazer toda diferença na execução da sua estratégia. A B.done te ajuda com esse desafio!

Quais são os diferentes tipos de agência de marketing e quais serviços cada uma oferece?

Podemos dividir as agências de marketing em dois grupos:

  • as 360, ou full service, que oferecem todos os serviços, ou pelo menos uma combinação de diversos deles;
  • e as especializadas, que focam em um tipo de serviço específico, como redes sociais, SEO, branding

Entenda o que é uma agência full service e conheça os diferentes tipos de agência especializada que existem no mercado:

Agência full service, ou 360

As agências de marketing full service, ou 360, desenvolvem todas as etapas de uma estratégia de marketing, do planejando à análise, passando por criação de site, produção de conteúdo, postagens nas redes sociais e configuração de anúncios.

Por terem essa atuação mais generalista, as agências full service são uma boa opção para negócios que ainda não têm uma presença digital forte e querem investir um pouco em cada canal, sem, no entanto, deixar de lado campanhas mais tradicionais. Isso porque uma característica desse tipo de agência é combinar estratégias online e offline, de maneira ampla e integrada.

Além disso, as agências full service são uma escolha indicada para empresas que contam com uma equipe de marketing reduzida, precisando de ajuda em diversas frentes.

Agência de marketing digital

As agências de marketing digital também são generalistas, mas um pouco mais especializadas que as do tipo full service, já que não desenvolvem estratégias offline. Experts em marketing na internet, elas focam em estratégias online, deixando de lado os canais tradicionais.

A atuação das agências de marketing digital permeia toda a presença online da empresa, tanto a parte técnica quanto a criativa.

Esse parceiro de negócio também ajuda a construir a presença digital do cliente do zero, criando site, blog, perfil nas redes sociais e automação de marketing. Também monta um planejamento, define personas e alimenta cada um desses canais, criando posts de blog, ebooks, publicações para o Instagram e o Facebook, mensagens de email marketing e anúncios de mídia paga, dentre outros formatos.

Outra ação estratégica das agências de marketing digital é a análise de resultados, uma vez que, na internet, tudo pode ser mensurado.

Esse tipo de parceiro de negócio é procurado quando uma empresa deseja centralizar esforços de marketing. Pode ser uma boa opção para quem está começando no mercado ou deseja criar uma presença online, sem se aprofundar muito em um canal específico.

Leia também: 6 estratégias de marketing digital que a sua empresa não pode ignorar em 2021

Agência de Inbound Marketing

A agência de Inbound Marketing tem atuação semelhante às agências de marketing digital, funcionando de maneira mais generalista e focando em estratégias na internet. Para diferenciar os dois tipos, vale entender o que distingue esses dois conceitos.

Veja também:  Personalização de marketing na era da automação

O marketing digital é um conjunto de táticas que podem ser usadas para divulgar um negócio na internet, incluindo conteúdo, email, SEO, dentre outras ações.

o Inbound Marketing é uma metodologia mais delimitada. Também chamado de marketing de atração, tem o objetivo de atrair e converter clientes de maneira orgânica, usando conteúdo. A ideia é que a empresa não vá atrás dos clientes (do ponto de vista de marketing, com estratégias mais diretas e tradicionais que conhecemos), e sim que o público-alvo vá até o negócio. Para isso, é preciso seguir uma série de etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

A agência de Inbound Marketing define a estratégia de criação e divulgação dos conteúdos e pode, ela mesma, realizar a produção, ou contar com outra agência parceira responsável por essa parte. Depois, distribui esses materiais em diferentes canais, como redes sociais e automação de marketing. Tudo isso é feito usando ferramentas adequadas, como um software de automação de marketing.

Como a estratégia é relativamente recente e requer etapas e ferramentas específicas, é comum que a empresa não conte com um especialista no assunto. Por isso, para negócios que querem implementá-la sem erros, é uma boa ideia contar com uma agência.

Agência de marketing de conteúdo

Agora, entrando nas agências de marketing mais especializadas, temos as que focam em marketing de conteúdo. Há quem pense que para colocar essa estratégia — que é um dos pilares do marketing digital — em prática basta começar a escrever. Mas não é bem assim.

Ter um blog de sucesso, que atraia visitantes e converta-os em clientes, requer estudo e planejamento. E o post de blog não é o único formato disponível: há diversas outras possibilidades, como ebooks, planilhas, vídeos e podcasts, só para citar algumas.

Esse tipo de agência de marketing criará conteúdos que atraiam o seu público-alvo, conduzindo-o até o momento da compra. É por meio desses materiais de qualidade que o seu negócio também será visto como autoridade em seu mercado de atuação.

Uma agência de marketing de conteúdo é uma boa opção para negócios que têm uma equipe de marketing enxuta, que precisa cuidar de diferentes estratégias, mas que não conta com pessoas dedicadas à produção de conteúdo.

Agência de SEO

O SEO (search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca) é um canal essencial para atrair tráfego para o site da empresa. Com uma estratégia de SEO bem feita, a empresa fica nos primeiros resultados do Google, é encontrada pelo público de seu interesse e ainda pode se posicionar como autoridade em seu mercado de atuação.

Para fazer um SEO que dê resultados, é preciso, além de ter conteúdo otimizado e de qualidade, atentar para outros fatores de ranqueamento, como autoridade de domínio, relevância dos links e design responsivo. É necessário ainda ficar atento às atualizações de algoritmo implementadas com frequência pelo Google.

Por isso, para o negócio que quer colocar em prática uma estratégia de SEO e ter um melhor ranqueamento nos buscadores, uma agência que tenha expertise no assunto pode ser uma boa parceira.

Se a empresa já produz conteúdo, pode ter auxílio da agência para otimizá-los. Por outro lado, se ainda não o faz, pode contar com uma agência de SEO que desenvolva toda a estratégia, desde o levantamento de palavras-chave que fazem sentido para o negócio, passando pela produção de conteúdo e indo até a análise dos resultados.

Veja também:  Como o uso estratégico do Cross Channel pode potencializar suas campanhas de Natal: uma entrevista com Thiago Lima

Diferentemente das agências de marketing de conteúdo, o foco da agência de SEO são os materiais que auxiliem no ranqueamento. Por isso, publicações de redes sociais, por exemplo, costumam ficar de fora do escopo desse tipo de agência.

Agência de mídias sociais

As mídias sociais são outro universo à parte dentro do marketing. Hoje, plataformas como Facebook, Instagram e Twitter servem para muito mais do que a publicação de conteúdos: são essenciais para o relacionamento com os clientes. Por isso, também surgiram agências especializadas na gestão desses canais.

Uma agência de mídias sociais define os sites em que faz sentido para o negócio estar presente, faz o planejamento de conteúdo a ser publicado, define a frequência das publicações e cuida do atendimento, tirando dúvidas de clientes em potencial, solucionando problemas dos consumidores e gerindo crises. Também analisa os resultados obtidos nesses canais.

Para a empresa que quer melhorar sua presença nas redes sociais, mas não conta com pessoas dedicadas a isso, ter a expertise de uma agência desse tipo pode ser uma boa saída.

Agência de design

Ter uma identidade visual bem definida é essencial para que a empresa seja facilmente reconhecida pelo público. Site, blog, redes sociais… Todos os canais utilizados devem ter elementos visuais em comum.

O profissional responsável por esse trabalho é o designer. Mas nem toda equipe de marketing pode contar com um especialista na área. Ou, às vezes, o profissional dedicado pode não dar conta de todas as tarefas.

É aí que entra a agência de design, negócio focado em criar peças e materiais conforme a identidade visual da empresa. Esse parceiro de negócio pode, também, atuar na criação dessa identidade visual, além de auxiliar em melhorias na usabilidade e responsividade do site, adaptando-o para diferentes dispositivos.

Agência para contratação de influenciadores

O marketing de influência é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas. Mesmo entre negócios menores, é possível fazer parcerias com influenciadores de nicho — são os microinfluenciadores.

Esse tipo de parceria é uma boa maneira de melhorar o alcance de campanhas e trazer mais credibilidade para a marca, aproximando-a do consumidor. E, seguindo essa tendência, já existem agências e plataformas que fazem a ponte entre empresas e esses influenciadores.

Esse tipo de agência cataloga influenciadores, criando plataformas que permitem analisar o desempenho das redes sociais dessas pessoas. Também conecta a empresa e o influencer, auxiliando o negócio a escolher uma pessoa que trará resultados para a campanha. Além disso, ajuda a medir os resultados dessa estratégia.

Agência de produção audiovisual

Nunca os brasileiros assistiram a tanto conteúdo em vídeo. De acordo com o estudo Inside Video, divulgado pelo Kantar IBOPE Media em março de 2021, 99% dos internautas assistem a vídeos em diferentes telas e dispositivos.

O interesse pelo formato, que já era uma tendência, se acentuou ainda mais na pandemia, o que representa uma grande oportunidade para marcas se aproximarem dos consumidores.

Mas produzir conteúdo audiovisual internamente na empresa nem sempre é possível, já que exige pessoas qualificadas e equipamentos diversos. Por isso, uma agência como essa pode facilitar bastante a execução de uma estratégia de vídeos.

As agências de marketing com foco em produção audiovisual é especializada na criação de vídeos, desde o roteiro até a publicação, passando pela captação e edição de imagens.

Agência de mídia paga

Os anúncios pagos são parte importante de uma estratégia de marketing digital, pois permitem obter resultados rápidos ao mesmo tempo em que se trabalha estratégias focadas no longo e médio e longo prazo, como a atração de tráfego orgânico, por exemplo.

Veja também:  Vendas: O que você precisa saber para fazer uma boa contratação de serviços de marketing

Por meio de mídia paga é possível encurtar o caminho, mas, para isso, é preciso conhecer as especificidades de cada plataforma de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads, só para citar algumas. Assim, a empresa anuncia para o público certo e evita o desperdício de dinheiro.

É por isso que muitas vezes a contratação de uma agência de mídia paga é a melhor opção. Com base no orçamento disponível pela sua empresa, essa agência distribuirá os anúncios nas plataformas que fizerem sentido para você, da melhor maneira possível e com base em seus objetivos de negócio, além de oferecer uma análise detalhada dos resultados.

Agência de branding

A agência de branding é responsável pelo processo de branding da empresa. Isso quer dizer que ajuda a consolidar a marca no mercado, por meio de um conjunto de técnicas.

Um processo de branding inclui definição do nome, imagens e ideias associadas à marca, como logo e slogan, dentre outros elementos de identidade visual. O objetivo é transmitir a imagem certa do seu negócio e aumentar o valor da sua marca.

Fazer esse processo por conta própria pode ser arriscado. Por isso, o melhor é contar com uma agência especializada. Isso vale, especialmente, para negócios que estão começando, ou para aqueles passando por um processo de rebranding.

Outros tipos de agência

Além desses tipos de agências, há outras que não são necessariamente de marketing, mas que estão conectadas com as estratégias de marca e comunicação do seu negócio, conectando-o com veículos de mídia, por exemplo. É o caso das agências de relações públicas e das assessorias de imprensa. Outro exemplo são as agências de branding, as especializadas em eventos e Live Marketing, Campanhas de Incentivo, Publicidade, Branding, entre outras.

Como saber qual tipo de agência de marketing contratar?

Para escolher o tipo de agência de marketing ideal, é preciso levar em conta uma série de fatores, como o tipo de campanha que a sua empresa deseja fazer, os seus objetivos de negócio e a equipe de marketing de que você dispõe no momento.

Se você já produz conteúdo internamente, por exemplo, pode contar com a ajuda de uma agência de SEO, que vai otimizar esses textos e melhorar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca. Mas, se falta braço para a produção de conteúdos, uma agência focada nisso pode ser a melhor escolha. Já se quer construir uma presença digital do zero, a melhor opção pode ser uma agência full service. E assim por diante.

Antes de tomar essa decisão, vale se perguntar: o que já conseguimos fazer muito bem internamente? Quais estratégias precisamos implementar, mas não temos pessoas suficientes para colocar em prática?

Lembre-se de levar em conta também o tipo de atendimento que você precisa. Se necessitar de um relacionamento mais próximo com a agência de marketing, vale procurar um parceiro que tenha poucos clientes, como é o caso das agências boutique.

Leia também: Marcas: 6 passos para contratar a agência certa

Esperamos que, com essas dicas, fique mais fácil encontrar a agência certa para o que você precisa. Ainda assim, sabemos que, dentre tantas opções disponíveis, fazer a melhor escolha pode ser difícil.

Agências de Marketing: escolha seu parceiro com a B.done

Por isso você pode contar com parceiros como a B.Done. Conectamos empresas que querem melhorar resultados de marketing e negócios às agências ideais para cada caso. Quer saber como a sua marca pode conhecer seu próximo parceiro de marketing? Entre em contato com a gente aqui!

Continue Lendo:

SEO Centric: motivos para sua empresa investir nessa estratégia agora

SEO Centric: Imagine sua empresa conquistando o topo das páginas de resultados do Google, transformando-se na

Como a sua agência de marketing pode reduzir custos com a tributação de impostos

Uma agência de marketing costuma enfrentar uma série de desafios, desde a conquista de clientes até

Marketing de mídia paga em 2024: 7 mudanças que os profissionais de marketing devem fazer

O que você precisa saber para ter certeza de que seu marketing de mídia paga está

Receba informações e notícias em seu e-mail.